Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo do Rio decreta estado de emergência devido ao Covid-19

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado

Repórter Nacional

No AR em 16/03/2020 - 18:00

O governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel declarou estado de emergência em reposta à pandemia do Coronavírus. Em coletiva de imprensa, no Palácio Guarnabara, realizada ao ar livre e com jornalistas posicionados de forma afastada uns dos outros, o governador disse que se reuniu com diversos setores para implantar novas retrições no estado. Bares e restaurantes devem reduzir em até um terço o atendimento. Academias serão fechadas, assim como as lojas dos Shopping Centers. A recomendação é que as pessoas preferencialmente comprem comida através do serviço de entrega e quem for comprar nos restaurantes, leve para casa. O governador ainda falou sobre medidas que podem ser adotadas para evitar que pessoas continuem se aglomerando, como ocorreu no último fim de semana, quando praias e bares da capital fluminense, a mais atingida pelo Covid-19, ficaram lotados, mesmo com o decreto que fechou escolas, equipamentos e atividades culturais, cancelou feiras e eventos para evitar aglomerações.

Álcool em gel

 

Na coletiva, Witzel também comentou sobre a grave situação financeira do Estado. Ele disse que se reuniu com outros governadores e que o grupo vai levar uma proposta ao governo federal para liberar pelo menos 500 bilhões, além dos cinco bilhões já liberados aos estados. Segundo o governador, o Rio deve ter um custo de um bilhão de reais com a emergência do novo coronavírus. 

Mesmo com a crise, o governador afirmou que vai disponibilizar 320 milhões de reais para ajudar microempresas e empregadores individuais, parcela que será bastante afetada com as restrições, através de financiamento com prazo de carência de 12 meses. E que vai reabrir dois hospitais com 300 leitos, podendo chegar a 600 leitos, nos próximos 60 dias. 

Ouça também:

- Casos de coronavírus no Brasil passam dos 200... Maioria dos infectados é da Região Sudeste 

- Países fecham fronteiras para evitar propagação do Covid 19    

- Organização Mundial da Saúde recomenda aumento na realização de exames para detectar o coronavírus

 

Criado em 16/03/2020 - 19:39

Mais do programa