Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

São Paulo chega a mais de 26 mil mortes pela covid-19

Nessa sexta-feira, foram confirmados 289 óbitos. Mas na quinta-feira entraram na contabilidade outras 455 mortes em função da doença.

Repórter Nacional

No AR em 14/08/2020 - 18:00

Um dia depois de registrar um novo recorde nas mortes por coronavírus, o estado de São Paulo chegou a 26.613 óbitos em função da doença.

O número é um recorde desde o começo da pandemia, mas segundo o coordenador executivo do centro de contingência para o coronavírus, João Gabbardo, isso se deu em função de uma mudança nos critérios definidos pelo ministério da Saúde para notificação de casos, que passou a incluir também os diagnósticos clínicos e epidemiológicos, e não apenas os casos confirmados por testes.

Pelo menos 234 mortes por síndrome respiratória aguda grave que não tinham sido contabilizadas como casos de coronavírus, passaram a entrar no cálculo.

Por isso, o número de casos confirmados também registrou um salto. Nessa sexta-feira passou dos 686 mil. Nas últimas 48 horas, foram registrados quase 31 mil casos. Apesar do crescimento nos números, a mudança nos critérios de notificação de casos foi avaliada como positiva pelas autoridades de saúde de São Paulo.

O estado continua com os números da pandemia considerados estáveis, apesar do número de mortes ter estacionado em um platô ainda muito elevado. Mas, pela primeira vez, todas as regiões do estado registraram índices de ocupação dos leitos de UTI abaixo dos 80%. Na média, esse índice está em 58%. A expectativa é de que São Paulo comece a registrar quedas na curva de crescimento da pandemia nos próximos dias. 

Ouça também:

- Região norte registra alta no número de casos e de mortes semanais

- Congresso Nacional promulga Medida Provisória que regulamenta auxílio ao setor cultural  

- Campanha do TSE incentiva eleitores a trabalharem nas eleições municipais como mesários voluntários

- Toffoli recebe alta após internação por pneumonite

 

Criado em 14/08/2020 - 18:47

Mais do programa