Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça brasileira proíbe entrada de lixo colombiano em Tabatinga

Decisão da juíza federal Jaíza Maria Pinto Fraxe proibiu

No dia 16 de março, a Secretaria Municipal de Tabatinga e a prefeitura de Letícia,  na Colômbia, que faz fronteira com o município de Tabatinga, no Amazonas, fizeram um acordo para que o lixo produzido na cidade vizinha fosse despejado em território brasileiro. O motivo para o acordo foi o fato de que o acesso ao depósito de resíduos sólidos de Letícia está interditado, devido a uma cratera que se abriu na estrada.

 

Durante quatro dias, o lixo foi despejado em território brasileiro, até que em 20 de março o procurador da República em Tabatinga, Gurygell Bruno, proibiu provisoriamente a ação. Nesta semana, a juíza federal Jaíza Maria Pinto Fraxe proibiu definitivamente a entrada. “O município não agiu de má-fé por permitir a entrada do lixo da Colômbia. A matéria envolve um tratamento específico, vez que dentro dos resíduos encaminhados podem conter, em tese, de forma camuflada, produtos ilícitos", justificou.

 

A prefeitura de Letícia se pronunciou por meio da secretária de Meio Ambiente, Sônia Marin, que disse que a Justiça brasileira "desconhece a relação entre as duas cidades".

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 28/03/2015 - 13:30 e atualizado em 30/03/2015 - 12:30

Mais do programa