Na manhã desta quinta-feira, dia (12), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Amazonas, lançou o projeto Ouvidoria Ambiental na Escola Conceição Xavier de Alencar “GM3” e na Câmara Municipal de Tabatinga.
O projeto tem o objetivo de aproximar o Tribunal de Contas da população do interior, através das demandas apresentadas a ouvidoria, como explicou Júlio Pinheiro, Conselheiro Ouvidor do Tribunal de Contas. “Para que as pessoas possam denunciar queimadas, desmatamentos, a questão da água (…). Nós precisamos fazer com que as pesssoas possam entender que a paticipação dela é extremamente importante”, afirmou o Ouvidor.
A ouvidoria ambiental funcionará através de cartas com as demandas da população, depositadas em urnas espalhadas pela cidade. Além de Tabatinga, no Alto Solimões, a capital Manaus e os municípios de Manacapuru, Iranduba e Itacoatiara já estão com o projeto da ouvidoria ambiental implantados.
O TCE pretende levar o projeto para mais municípios do interior do estado. As cidades que ainda não possuem o projeto, o Tribunal disponibiliza o telefone 0800 280 0007 para reclamações e denúncias.