Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Universitários da UEA apresentam relatório sobre estágio rural em Tabatinga

Uma das atividades realizadas pela equipe foi pôr em prática um

Aconteceu nesta quarta-feira (1º), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga, a apresentação dos resultados de estágio rural dos estudantes de medicina, enfermagem e odontologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Campus Manaus.

 

Confira outras edições do Repórter Solimões aqui

 

Foram dois meses de estágio, onde os futuros profissionais da área de saúde deram assistência às Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e às Unidades Básicas de Sáude (UBSs) no município. Eles também realizaram visitas técnicas em comunidades ribeirinhas, dando palestras aos moradores das comunidades.

 

Uma das atividades realizadas pela equipe foi pôr em prática um projeto de oftalmologia e de odontologia na Escola Conceição Xavier de Alencar, como fala Ronan Ramos, estudante de medicina. “De nossa responsabilidade é a execução de um projeto científico na Escola GM3, com alunos do Ensino Fundamental, e um relatório técnico sobre as questões de saúde da cidade”.

 

Ronan ressaltou, também, que nas pesquisas do grupo foram identificados problemas no depósito de lixo hospitalar do município, além da falta de medicamentos, que é de responsabilidade do consórcio dos municípios.

 

“Entre os problemas verificados está o depósito de lixo hospitalar da cidade, que não está adequado com as normas brasileiras. Além disso, o município agora está em um consórcio junto com outros municípios do Alto Solimões para a aquisição de medicamentos em grande quantidade. Esse consórcio não está cumprindo com a sua parte de trazer medicamentos para a cidade, o que está prejudicando alguns programas da atenção básica”.

 

Para melhorar a saúde no município, os estudantes sugeriram que a Unidade de Pronto-Atendimento tenha seu próprio incinerador de lixo hospitalar, além de pôr em prática projetos deixados pelos estudantes com relação à saúde bucal e oftalmologia nas escolas do município. A apresentação dos resultados terminou às 18 horas.

 

Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 02/04/2015 - 01:09 e atualizado em 02/04/2015 - 09:01

Mais do programa