A presidenta Dilma Rousseff homologou terra indígenas no último dia 20. A terra indígena Mapari, que fica na região do Alto Solimões e abrange os municípios de Fonte Boa, Japurá e Tonantins, está entre as áreas contempladas. Com 157.246 hectares, esta é a maior das reservas homologadas.
Leopoldo Dias, coordenador substituto da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Tabatinga conta que área aprovada tem cerca de 250 indígenas da etnia Kaixana.
Ouça também: Universidade do Amazonas vai oferecer cursos de nível superior para indígenas
Além da terra Mapari, outros territórios também foram homologados. Nos municípios de Borba e Novo Aripuanã, no Amazonas, a terra indígena Setemã atende a reivindicação de índios Mura e possui área de 49.773 hectares. Já a terra indígena Arara da Volta Grande do Xingu, habitada por povos Arara e Juruna, tem 25,5 mil hectares e está localizada no município de Senador José Porfírio no estado do Pará.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).