Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Indígenas do Alto Solimões fazem etapa local da Conferência Nacional Indigenista

De acordo com a liderança Paulo Mendes Ticuna, é uma oportunidade dos

A primeira Conferência Nacional de Política Indigenista foi convocada pelo Decreto Presidencial de 24 de julho de 2014, mas não foi possível realizar nesta data. Este ano, após acordo entre as lideranças, a conferência está marcada para novembro.

 

Antecedendo o evento, o povo indígena do Alto Solimões se reunirá a partir dessa terça-feira (28) na comunidade indígena Ticuna de Filadélfia, para avaliar a ação indigenista do Estado brasileiro, reafirmar as garantias reconhecidas aos povos indígenas no país. A conferência local seguirá até o dia 31 de julho.

 

De acordo com a liderança indígena Paulo Mendes Ticuna, é uma oportunidade dos indígenas cobrarem melhorias para as comunidades.

 

Durante o evento, serão discutidos temas como a territorialidade e o direito territorial dos povos indígenas; autodeterminação, participação social e direito à consulta; desenvolvimento sustentável; diversidade cultural; direito à memória e à verdade, entre outros, informou a lidrança.

 

A primeira etapa da conferência já aconteceu no município de Tefé, a segunda no município de Tonantins, e a terceira aconteceu em São Paulo de Olivença, no último dia da Conferência vai ser escolhidos delegados para representar os indígenas em Brasília.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



MPF atende cobrança de indígenas sobre falta de segurança em Tabatinga

UEA divulga resultado do vestibular para comunidade indígena

Criado em 28/07/2015 - 00:26 e atualizado em 28/07/2015 - 08:07

Mais do programa