Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Encontro discute emissão de registros de nascimento indígena

Lideranças indígenas do Alto Solimões participarão do evento, que

Lideranças indígenas do Alto Solimões participam, entre os dias 10 e 14 de agosto, em Brasília, do Encontro Nacional sobre a emissão do Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani). O evento será promovido pelo Grupo de Trabalho do Registro Administrativo de Nascimento Indígena e terá como pauta o encaminhamento do debate sobre os procedimentos para emissão do documento pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

 

A primeira reunião do grupo de trabalho ocorreu em junho e teve a participação de representantes do Vale do Javari e demais distritos indígenas. A principal discussão foi em torno da emissão dos registros administrativos da Funai, com as dificuldades do processo de execução do serviço nas diversas regiões do país e sobre o alcance da finalidade estatística dos registros para a Funai.

 

Ouça outras edições do Repórter Solimões

 

O coordenador substituto da Funai em Tabatinga, Leopoldo Dias, disse que há uma demanda pela emissão do Rani no Alto Solimões e ressaltou que são necessárias mais pessoas na instituição para o atendimento ao público indígena.

 

“Tem uma demanda muito grande e a Funai, não só aqui, mas em todo o Brasil, carece de servidores. Acho que tem, na verdade, um sobretrabalho de vários servidores nossos, que trabalham além da demanda e estão sobrecarregados e, possivelmente, algumas vezes têm uns mal entendidos até dos próprios indígenas”.

 

Leopoldo lembrou, ainda, que é proibida a emissão de falsos Ranis. Ele explicou como fazer a denúncia.

 

“É ilegal. Se alguém tiver alguma prova neste sentido, que encaminhe à Funai e a gente pode encaminhar aos órgãos competentes, ou à Polícia Federal ou à Corregedoria da Funai para a averiguação. Só que é importante, eu friso isso, que as pessoas encaminhem alguma prova”.

 

O Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani) é um documento administrativo fornecido pela Funai, instituído pelo Estatuto do Índio e pode servir como documento para solicitar o registro civil. O registro é realizado em livros próprios por funcionários da Funai e, para cada registro, é emitido o documento correspondente, devidamente autenticado e assinado.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 05/08/2015 - 11:59 e atualizado em 05/08/2015 - 08:50

Mais do programa