Diversas atividades de conscientização começaram nesta segunda-feira (3) em Tabatinga para marcar a Semana Nacional de Aleitamento Materno 2015.
A principal finalidade é informar os benefícios do aleitamento materno e estimular as mães a continuarem amamentando mesmo depois dos seis meses de idade.
A acadêmica de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ana Cris Coelho, destaca a importância da amamentação para a saúde da criança: “O bebê que mama até os seis meses de idade é um bebe que desenvolve seu intelectual muito maior do que o que não mamou. O bebê só precisa exclusivamente do leite materno, não precisa de chazinho, não precisa de água, ou outra comida.”
Ela também reforçou que além dos benefícios do leite materno para o bebê, o aleitamento também faz bem para a saúde da mãe: “Logo depois que ela tem o bebê, ela ganha muito peso, então auxilia na perda de peso, a contração do útero, evita hemorragia pós-parto, evita o câncer de útero e mama.”
A assistente administrativa Maria Braga tem uma filha de 8 meses de idade e sabe que o leite materno é o melhor alimento para o bebê.
'O leite materno é tudo para o bebê, ela engordou só com o leite do peito, não preciso de mais nada, não precisa de água, chá, é superprático, tá comigo, sai quentinho e acredito que seja o melhor alimento para ela”, diz.
A Semana Nacional de Aleitamento Materno quer ainda sensibilizar as empresas sobre a importância de criar creches ou salas de apoio para que as mães amamentem, tirem ou armazenem o leite para doar ou dar ao seu filho.
As atividades em Tabatinga e em Benjamin Constant, no Alto Solimões, acontecem até a próxima sexta-feira (7).
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).