Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Nacional do Alto Solimões completa 09 anos de jornalismo regional

Emissora foi inaugurada oficialmente no dia 15 de dezembro de 2006

A história da rádio começa quando lideranças de toda região do Alto Solimões levantaram uma demanda dos 9 municípios da microrregião para implantar um projeto de rádio que veiculasse informações de cultura, educação e ampliasse a comunicação em língua portuguesa, que a cada dia perdia sua cultura por influência da fronteira com o Peru e a Colômbia.

 

Foi com a rádio Mesorregional do Alto Solimões, na data de hoje – 15 de dezembro de 2006 – que surgiu a Rádio Nacional do Alto Solimões. A partir das ações do Fórum de desenvolvimento integrado e sustentável da mesorregião do Alto Solimões, através do projeto de comunicação pública do Ministério da Integração Nacional, que atendeu à demanda dos municípios da microrregião.

 


Primeiro o Ministério da Integração procurou montar um conjunto de parcerias. A Radiobrás, atual EBC – Empresa Brasil de Comunicação, foi o primeiro parceiro a ser incorporado ao projeto por ser uma empresa pública de comunicação. Foram também adicionados ao quadro de parcerias o Governo do Estado do Amazonas, o Consórcio Intermunicipal e o Fórum de desenvolvimento sustentável da Mesorregião do Alto Solimões.

 

Todo esse processo de implantação da rádio começou em 2002, mas, ela só foi oficialmente inaugurada no dia 15 de dezembro de 2006, transmitindo em 670 kHz AM, frequência que desde 1980 foi da Rádio Nacional de Tabatinga, e também 96.1 FM.

 

Depois de dois anos houve a necessidade de se fazer uma pesquisa para saber qual nome as pessoas preferiam que a rádio tivesse. Essa pesquisa surgiu porque a própria população só identificava a rádio por nacional, já estavam acostumados com antiga Rádio Nacional de Tabatinga. Com uma diferença de 36 votos o nome da rádio mudou de mesorregional do Alto Solimões para Nacional do Alto Solimões.

 

Atualmente a Rádio Nacional do Alto Solimões tem administração apenas da EBC, com supervisão e gerência de Mário Sartorello e coordenação de Miss Lene Ferreira. Na programação da rádio trabalham produtores e apresentadores: Kátia Franco, Otto Von Farias, Marcelo Bhacana, Alessandro e Terezinha Barbosa. Técnico de transmissor: Messias Arévalo e operador: Moisés Arévalo. O projeto conta ainda com a participação de correspondentes que são membros dos conselhos gestores municipais dos nove municípios do Alto Solimões: Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamim Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo antônio do Içá, Tonantins, Jutaí e Fonte boa.
A sede da Rádio Nacional do Alto Solimões é situada à Rua Rui Barbosa, bairro Rui Barbosa, S/Nº, em Tabatinga – de onde acontece as transmissões da programação local da emissora.

 


A transmissão tem 36 horas e 75 minutos de programação local semanal e nas demais faz rede com a Rádio Nacional da Amazônia. Os programas locais da grade de programação da Nacional do Alto Solimões são: Alô Fronteira, Recados, Boa Noite Solimões, Repórter Solimões, Sentinela da Fronteira e Tarde Cabocla. Desde 2013 a emissora também desenvolve um projeto de valorização e divulgação da cultura Musical da região, Festival de Música da Rádio Nacional do Alto Solimões que em 2015 completou sua 3ª edição.




A emissora interliga os nove municípios da região do Alto Solimões, Amazonas, servindo de ponte para a informação e comunicação dos povos, das comunidades e dos municípios da área. O sinal da Rádio atinge a região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

 


Criada em 2006, a Rádio Nacional do Alto Solimões é hoje a mais nova das emissoras da EBC. Programas como Coisas da Terra, Tarde Cabocla, Boa Noite Solimões misturam informação local e nacional com protagonismo para a produção da região.

 

Colaboração de Misslene Ferreira



Criado em 17/12/2015 - 18:23 e atualizado em 17/12/2015 - 16:25

Mais do programa