Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quilombo Mesquita preserva a própria história no Centro-Oeste do Brasil

Local recebe visitas de estudantes, que vão em busca da história dos quilombolas que sobrevivem da agricultura de subsistência

Revista Brasil

No AR em 20/11/2018 - 12:52

Neste 20 de novembro, data em que se comemora a Consciência Negra, o Revista Brasil entrevista o professor e pesquisador Manoel Barbosa Neres. Ele é autor do livro Quilombo Mesquita - História, Cultura e Resistência, que retrata a população quilombola que vive há mais de 270 anos no município Cidade Ocidental, em Goiás, região do entorno do Distrito Federal.

Neres, que mora há mais de 30 anos no local, conta as conquistas desse povo, sua preservação e as preocupações com as gerações futuras, mesmo diante de avanços e retrocessos. "Como a maioria dos quilombos do Brasil, é sempre uma história de luta. A única certeza que nós temos é que essa luta continua".

O professor fala, também, da tradicional Festa do Marmelo, realizada na comunidade, na segunda semana do mês de janeiro.

Ouça a entrevista:

 

Criado em 20/11/2018 - 12:58

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa