Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Arquiteto da equipe de Oscar Niemeyer fala sobre os 59 anos de Brasília

Em entrevista ao Revista Brasil, Salviano Guimarães elogiou a criação da Capital, mas chamou atenção para os problemas atuais

Revista Brasil

No AR em 19/04/2019 - 12:08

Ainda em comemoração ao aniversário de Brasília, que completa 59 anos neste domingo (21), o Revista Brasil entrevistou o arquiteto que foi da equipe de Oscar Niemeyer e primeiro presidente da Câmara Legislativa de Brasília, em 1991, Salviano Guimarães.  

Ouça no player abaixo:


Salviano contou que foram feitos diversos estudos que concluíram que a localidade poderia abrigar a Capital da República.

 

“Hoje nós temos uma Brasília pujante, uma cidade única no mundo, do ponto de vista do urbanismo e que aconteceu num momento de conjugação de fatores favoráveis, nós tínhamos um presidente da república em uma maturidade muito grande, e dois grandes arquitetos e urbanistas, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que deram todo o seu conhecimento, emprestaram toda sua sabedoria para projetar e construir esta capital em apenas três anos”, ressaltou.   

 

Contudo, o arquiteto lembra que a Brasília de 59 anos ainda tem uma meta a ser atingida e que exige uma atenção muito grande dos gestores da cidade. 

 

“Hoje Brasília está quase que comprometida no que diz respeito ao tráfego urbano da cidade, né? Brasília hoje concentra uma quantidade de veículo sobre roda muito grande, esse modal deve ser substituído. Brasília para ser aquela capital que Lúcio Costa propôs e que colocou no plano aero rodoviário no sentido da mobilidade na cidade, merece ter um estudo profundo de uma mudança no modo e na questão do transporte dentro do Plano Piloto”, advertiu. 

 

Assista ao programa na íntegra no player abaixo:

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.  

Criado em 19/04/2019 - 12:13

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa