Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Geriatra explica como atravessar a pandemia com equilíbrio emocional

As pessoas vão ter que se redescobrir e se reinventar, avalia o geriatra Otávio Castello

Revista Brasil

No AR em 30/03/2020 - 15:16

Tristeza, angústia, solidão e medo. Estes são alguns dos sentimentos presentes neste período de isolamento social que estamos vivendo para evitar a covid-19. O problema é que nem sempre é fácil manter o equilíbrio emocional, pois nunca passamos por uma situação semelhante, que exige o distanciamento dos parentes, amigos e colegas de trabalho. Para o médico geriatra e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, Otávio Castello, o primeiro passo é procurar entender que tudo isso é temporário e vai passar. 

"Nós vamos sair fortalecidos depois desse processo. O que a gente precisa é se fortalecer para atravessar. É mais ou menos como um navio que está passando por uma tormenta, mas sabe que depois daquilo vai vir um período de bonança", explica o médico em entrevista ao Revista Brasil.

Segundo Castello, uma das recomentações é dar atenção às rotinas e equilibrar as tarefas domésticas com atividades prazeirosas, como ler livros, assistir filmes, fazer artesanato ou aprender coisas novas e desenvolver, assim, outras habilidades. Em relação aos idosos, que estão ainda mais isolados por serem do grupo de risco, a família e os amigos devem procurar sempre manter o contato, seja telefônico ou fazendo uma chamada de vídeo no smartphone, por exemplo, para amenizar a saudade e a solidão.

Outra recomendação é exercitar a espiritualidade, independentemente da religião. "Existem muitos estudos médicos demonstrando que o cultivo da espiritualidade é um recurso poderoso para que as pessoas não adoeçam mentalmente ou para que sofram menos psiquicamente. A fé complementa de uma maneira muito importante tudo aquilo que a medicina tem a oferecer. É como está dito nesses estudos: manter um senso de ligação com o sagrado, com aquele ente que você considera superior", destaca Castello.

Ouça a entrevista completa:

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

 

 

 

 

Criado em 30/03/2020 - 17:26

Mais do programa