Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para a performance do setor da Construção Civil mostrou que aumentou a insatisfação dos empresários do setor com a margem de lucro e a situação financeira das empresas. Porém, enquanto isso, cai o desemprego em 4,9% em setembro, a menor taxa da história para o mês.
Ouça também:
Dilma reeleita promete mudanças pontuais na Economia
Mantega diz que economia do país está em condições de voltar a crescer
Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou, nesta terça-feira (28), o professor de Economia Milton Pignatari, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre a expectativa da indústria diante da atual situação da economia do Brasil. Segundo ele, o ano de 2015 não será bom, com crescimento na faixa de 1,3% a 1,5%. O preço da Petrobras terá que ser reajustado devido à compra de gasolina mais cara.
Para Milton, não será uma crise, mas um ano muito difícil. Somente a partir de 2016, com a entrada de dólares no país por causa das Olimpíadas, deve começar a melhorar o crescimento econômico brasileiro.
Além disso, o professor destacou que, com a reeleição, a presidenta Dilma Rousseff terá de mexer em alguns pontos fundamentais da economia, como a expansão do crédito, por exemplo, já que, como mostra a pesquisa, a indústria teve o pior desempenho dos últimos anos, acarretando na estagnação da economia e crescimento muito baixo.
Ouça a íntegra da entrevista aqui!
O programa Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Valter Lima.