Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Chupetas devem ter selo do Inmetro e não podem ser customizadas

Algumas customização podem causar intoxicação, engasgos e até a morte

Laboratórios reconhecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) certificam e submetem as chupetas a ensaios químicos, toxicológicos, mecânicos, clínicos e biológicos, para depois serem colocadas no mercado.

 

Segundo o diretor de Avaliação de Conformidade do Inmetro, Alfredo Lobo, há muito entrada de produtos irregulares no mercado, vindos de países sem tradição em qualidade e segurança de produtos, o que implica em riscos de intoxicação e outros problemas.

 

Lobo afirma que além da certificação, é feita uma fiscalização no país inteiro e produtos encontrados sem certificação são apreendidos.

 

Porém, o que está preocupando mais o Inmetro é a customização das mamadeiras e chupetas. "São aquelas adornadas por um artesão que pega o produto certificado e coloca cristaizinhos para enfeitar. O problema é que não há controle nisto e o risco desses cristais se desprenderem e irem à boca ou narinas das crianças, podendo provocar sufocamento, sem falar do adesivo usado para colar essas pedrinhas nas mamadeiras e nas chupetas, que podem causar intoxicação", diz o diretor do instituto.

 

Dúvidas podem ser tiradas no telefone da ouvidoria 0800-285-1818 ou no site do Inmetro.

 

Ouça também:

Especialistas avaliam medidas do governo para incentivar o parto normal

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Revista Brasil, que vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Valter Lima.



Criado em 09/01/2015 - 15:17 e atualizado em 09/01/2015 - 16:22

Mais do programa