O projeto do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), em parceria com a União Europeia no Brasil e com o apoio do Ministério da Saúde, "A Liberdade de Olhar", foi implementado na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. A iniciativa tem por objetivo desenvolver uma metodologia de capacitação e sensibilização sobre direitos humanos no sistema penitenciário.
Confira outras edições do Revista Brasil
Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou a oficial do Programa da Área de Saúde e Desenvolvimento do Escritório da Unodc no Brasil, Nara Santos, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília como funciona o projeto e como ele deverá beneficiar os detentos e funcionários das penitenciárias do país no que diz respeito às questões relacionadas aos direitos humanos.
Nara Santos explicou que a proposta do projeto é trazer um olhar de dentro de uma comunidade prisional. Ela lembrou que a comunidade prisional não é composta apenas por detentos, mas também por funcionários das penitenciárias e pelos familiares dos presos.
Segundo ela, o projeto “A Liberdade de Olhar” visa, a partir de uma atividade lúdica, que é a oficina de fotografia, abrir o diálogo com a comunidade prisional. A atividade é também para ouvir como as pessoas de lá de dentro se veem e como elas veem a rotina de trabalho no dia a dia de uma unidade prisional.
A oficial do Programa da Área de Saúde e Desenvolvimento do Escritório da Unodc no Brasil destacou que o programa foi muito bem recebida na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Para ela, a atividade da fotografia quebrou a rotina e abriu um espaço para o diálogo com as detentas.
O projeto “A Liberdade de Olhar” traz a proposta, de um modo geral, de reflexão para todos os membros da comunidade prisional sobre como trabalhar melhor e como tornar a rotina mais humana dentro da prisão.
Confira a íntegra da entrevista ao Revista Brasil.
O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é do jornalista Valter Lima.