Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasileiros participam de competição internacional de aviões em escala

Estudantes de Engenharia de universidades brasileiras competiram

Quatro equipes de estudantes brasileiros de Engenharia disputaram, neste final de semana, uma competição internacional de aviões em escala reduzida e radiocontroladas.

 

O programa SAE AeroDesign East Competition aconteceu em Lakeland, na Flórida, nos Estados Unidos, e tem como objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas e futuros profissionais do importante segmento da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

 

Confira outras edições do Revista Brasil aqui

 

As aeronaves são controladas via rádio e capazes de transportar pequenas cargas. Ao todo, participaram  73 equipes, em três categorias, oriundas do Canadá, Emirados Árabes, Estados Unidos, Índia, México e Polônia, além do Brasil, que tem mostrado vários anos seguidos um bom desempenho e ostenta sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro primeiros lugares na Classe Advanced e um primeiro lugar na Classe Micro.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o engenheiro e diretor técnico da Competição SAE Brasil AeroDesign, Tarik Orra, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre a disputa e quais as vantagens que a competição deve trazer ao Brasil em relação ao desenvolvimento do setor de engenharia.

 

Tarik Orra explicou que a equipe que disputou no SAE AeroDesign East Competition neste fim de semana, segundo resultado preliminar, conquistou o segundo lugar nas categorias Regular e Micro. Para o engenheiro, a equipe brasileira tem conseguido, a cada ano, um desempenho satisfatório na competição americana. Ele lembrou que o segundo lugar representa um grande destaque na disputa.

 

O diretor técnico da Competição SAE Brasil AeroDesign contou um pouco sobre a competição brasileira, que é muito semelhante à americana. No Brasil, o estudante pode escolher entre três modalidades para competir, em que cada uma possui suas restrições e o objetivo principal é carregar o maior peso possível.

 

A categoria com o maior número de inscritos no Brasil é a Classe Regular, que desafia os estudantes a criarem um avião que seja capaz de carregar a maior carga possível e, ao mesmo tempo, ser o mais leve e eficiente. Neste caso, além de projetar o avião, apresentado em forma de relatório pelos participantes, os universitários devem construí-lo e fazer com que ele levante voo durante a competição.

 

Tarik Orra destacou que há um grande número de ex-competidores já atuantes na indústria aeronáutica brasileira. De acordo com ele, isso faz parte do fomento à engenharia aeronáutica do país, já que não são muitas as universidades que oferecem o curso. Para o engenheiro, o SAE AeroDesign East Competition é um modo de formar futuros engenheiros com amplo conhecimento aeronáutico para atuarem na indústria brasileira.

 

Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Revista Brasil, hoje com apresentação de Andhrea Tavares, e saiba mas sobre o desempenho dos estudantes brasileiros na SAE AeroDesign East Competition.

 

O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 16/03/2015 - 13:57 e atualizado em 16/03/2015 - 11:59

Mais do programa