Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comissão Pastoral da Terra relata aumento dos conflitos por água em 2014

Problemas que já acontecia há 10 anos aumentaram no ano passado em

Relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) aponta que o Brasil registrou em 2014 o maior número de conflitos por água desde que o levantamento sobre o tema foi iniciado, em 2005. Coincidentemente, o recorde de 127 casos envolvendo 42. 815 famílias brasileiras, ocorreu em um ano marcado pela seca extrema em vários estados, principalmente no Nordeste e Sudeste.

 

O responsável pela análise dos conflitos de água da Comissão Pastoral da Terra (CPT), na Bahia, Roberto Malvezzi, diz que este tipo de conflito, apesar de ser registrado há 10 anos, no ano passado teve uma repercussão especial, sobretudo em função da crise da água na região Sudeste. "O conflito pela terra continua no Brasil, mas aumentam pela questão da água que faz parte da realidade do campo e das cidades", explica.

 

De acordo com Roberto Malvezzi, nos conflitos por água, inúmeras famílias são atingidas no Pará, por causa da construção de grandes complexos, como Belo Monte e do Tapajós, também no Rio de Janeiro, em função do complexo portuário ligado à empresas.

 

Acompanhe esta entrevista ao programa Revista Brasil.

 

Ouça mais:

Professores do Pará decidem manter a paralisação

 

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, com a jornalista Taís Ladeira.



Criado em 16/04/2015 - 18:15 e atualizado em 16/04/2015 - 16:19

Mais do programa