Ser mãe é um desejo natural da maioria das mulheres, mas trata-se de um grande desafio no mundo atual com os múltiplos papéis exercidos pela mulher na sociedade. Para ajudá-las a desfrutar de um dos melhores momentos da vida familiar com tranquilidade e segurança, a Proteste- Associação de Consumidores está lançando um guia virtual. Para falar do assunto o Revista Brasil entrevistou a coordenadora Institucional da Proteste, Maria Inêz Dolci.
Ela explica que o guia orienta sobre os direitos assegurados à mulher neste período, como a licença e o salário-maternidade, cuidados para mãe e bebê e dicas de alimentação, educação, comportamento, lazer e saúde dos pequenos.
Entre as informações disponíveis na publicação estão a importância do pré-natal para garantir um parto saudável e seguro. Maria Inêz diz que “dificilmente se pode escolher o tipo de parto, uma vez que na rede pública, evidente que a prioridade vai ser pelo parto normal, a não ser que tenha alguma intercorrência e tenha que fazer o parto por meio de uma cesariana”, avalia.
O guia traz informações também do plano de saúde, amamentação, exames a serem feitos após o nascimento, como a escola ou creche, compra de brinquedos e prevenção de acidentes. A publicação está disponível no site da Proteste.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Proteste lança o Guia da Maternidade para ajudar a planejar e criar os filhos