Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sessão na ONU cobra o fechamento da prisão de Guantánamo

Prisão sob jurisdição norte-americana completa 13 anos e é considerada

Nesta terça-feira (11), em uma sessão na Organização das Nações Unidas (ONU), 11 países cobraram o fechamento de Guantánamo. O Brasil não foi um deles, mas o governo brasileiro fez recomendações importantes sobre a implementação de alternativas à detenção de migrantes, principalmente crianças e adolescentes menores de 18 anos que migram para os EUA sem os pais, que são cerca de 90 mil por ano.

 

Ouça também: Mais de 1.600 pessoas em situação semelhante a escravidão foram resgatadas

 


Segundo a assessoria de Política Externa da Conectas Direitos Humanos, Laura Waisbch, a prisão é considerada infame por uma série de abusos, como detenção ilegal, detenção prolongada indefinida, falta de acesso à Justiça e onde não há julgamento de pessoas presas. Já passaram pela prisão mais de 800 pessoas e atualmente existem ainda 122 presos, dos quais 57 não são considerados perigosos e portanto passíveis de liberação, mas estão presos por mais de uma década.

 

A assessora da Conectas lembra que muitos deles nunca foram acusados pelo crime de terrorismo e são pessoas que de fato estão lá injustamente e ilegalmente. As respostas do governo norte-americano em relação às cobranças pelo fechamento de Guantánamo são diversas. O próprio presidente Barack Obama disse em seu pronunciamento de posse em 2010, que faria todos os esforços para fechar a prisão, mas parlamento americano impede as ações.

 

Acompanhe esta entrevista para entender o assunto, clicando o player acima. Foi ao ar no programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 13/05/2015 - 16:26 e atualizado em 13/05/2015 - 13:24

Mais do programa