A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) apela para redobrarem esforços para combater a pobreza e reduzir a desigualdade no atual contexto de desaceleração econômica que vive a região. Essa é a tônica do seu último estudo intitulado: 'Desenvolvimento social inclusivo: uma nova geração de políticas para superar a pobreza e a desigualdade na América Latina e no Caribe', que destaca a importância de gerar empregos produtivos e decentes, uma vez que os salários representam em média 80% da renda total dos domicílios da região.
Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou no último dia 5 de novembro o diretor do escritório da Cepal no Brasil, Carlos Mussi.
Ele explica que o grande desafio para manutenção do combate à pobreza e a diminuição da desigualdade são aspectos do mercado de trabalho. Sobre a realidade da distribuição de renda na América Latina e Caribe, Carlos Mussi acha que o contexto melhorou, mas ainda há muita injustiça. “A região ainda é a mais desigual do mundo e para que haja diminuição dess equado tem que haver um mercado de trabalho mais dinâmico; de tal forma que se possa ter o uso de pessoas mais capacitadas. Aí entra o aspecto de educação, e formação do capital humano; mas temos que reconhecer o papel do estado, ou seja, como ele pode promover uma melhor distribuição da renda.”
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.