O Movimento do Pacto Global Pela Redução das Perdas de Água lançou em novembro a agenda de desenvolvimento sustentável definida pelas Nações Unidas.
Com o lema "Menos perda, mais água”, o Movimento quer contribuir para o acesso universal à água no Brasil, uma vez que os vazamentos nas redes de distribuição são responsáveis pela perda de quatro meses de água tratada por ano.
Para falar sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou a presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (Abrh), Jussara Cabral Cruz.
De acordo com ela, Os principais objetivos da iniciativa são a criação de um amplo debate sobre as perdas de água nos sistemas de distribuição. A média das perdas de água potável no país é de 30% e uma das causas são os vazamentos que ocorrem na tubulação.
“A idade da tubulação, o tipo de material utilizado, o aumento da pressão da água dentro da canalização por alguma razão acima do dimensionamento, pressiona a canalização para o rompimento”, explica.
Fatores externos como obras no entorno também podem provocar vazamentos, afirma.
Durante a entrevista, Jussara Cabral também fala das linhas de atuação do movimento. Para ouvir na íntegra clique no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Desperdício de água no Brasil fica em torno de 38%
Novos sensores evitam desperdício de água na agricultura e jardinagem