Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

41% dos brasileiros que compram por impulso estão inadimplentes

Pesquisa do SPC Brasil mostra que alimentos e bebidas são os produtos

Pesquisa do SPC Brasil mostra que 41% dos brasileiros que compram por impulso estão inadimplentes. Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o problema maior não é só comprar sem necessidade, mas é também a falta de planejamento. Ela diz que quando se pergunta se a pessoa compra sem planejar: 100% respondem que compram sem planejar.

 

Por incrível que pareça, segundo a economista, os produtos mais comprados por impulso são alimentos e bebida, ou seja, aquele pão de queijo, cafezinho, bolacha, e isso tem a ver com a frequência com que se lida com esses produtos, semanalmente, ou almoça e janta fora e acabam comprando bastante esses itens por impulso.

 

Outro problema, diz a economista, é o valor baixo, quando muita gente acha que aquele chocolatinho, baratinho, não vai fazer diferença no final do mês, mas se a gente somar esses valores pequenos todos os dias, acaba fazendo uma diferença importante e extrapolar o orçamento.

 

Ela avalia ainda que as pessoas saem comprando sem verificar quanto podem gastar. Por isso é importante separar o dinheiro para as compras não planejadas. "Não é deixar de comprar de comprar, mas comprar com planejamento, com um dinheiro separado para aquilo para que essa família não gaste mais do que pode", explica.

 

Ouça as dicas da economista sobre compra por impulso, nesta entrevista ao programa Revista Brasil, com Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Como lidar com a inadimplência nas escolas?

Número de idosos inadimplentes cresce acima da média

Criado em 16/12/2015 - 15:04 e atualizado em 16/12/2015 - 13:05

Mais do programa