Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil reduziu extrema pobreza em 63% em 10 anos, segundo IPEA

Apesar da crise econômica mundial, o Brasil permaneceu em franco

O Brasil conseguiu reduzir a extrema pobreza em pelo menos 63% entre 2004 e 2014, segundo análise feita pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) sobre os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2014.

 

Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), André Calixtre.  Ele explica o que é pobreza extrema e fala da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2014.

 

“São extremamente pobres família que ganham até 77 reais per capita por mês, que é a linha utilizada hoje pelo programa bolsa família e é a mais comumente utilizada”, esclarece.

 

“Nós temos ao longo desses 10 anos uma redução de 63% da pobreza extrema, fruto da combinação de inúmeras variáveis. O primeiro é as políticas sociais. Tantas as universais quanto as focalizadas, o sucesso do programa bolsa família, mas fundamentalmente, a inclusão das pessoas no mercado do trabalho, a redução do desemprego, o aumento da renda do trabalho, a diminuição da desigualdade foram fatores que explicam a evolução nos últimos 10 anos no Brasil", explica. 

 

Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



O que te separa da extrema pobreza? Saiba mais sobre a campanha da Ong Teto

Oito milhões de crianças e adolescentes vivem em extrema pobreza

Criado em 05/01/2016 - 16:57 e atualizado em 05/01/2016 - 14:56

Mais do programa