Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sensor conectado à Internet mede o nível de turbidez da água dos rios do país

O produto é fruto do trabalho de pesquisadores da Universidade de São

Sensor conectado à Internet mede o nível de turbidez da água dos rios do país. A turbidez é uma propriedade física que se traduz na redução da sua transparência da água. A tecnologia é fruto do trabalho de pesquisadores da Universidade de São Paulo, em São Carlos.

 

Em entrevista ao programa Revista Brasil, o professsor do Instituto de Ciências da Comuptação da USP em São Carlos, Jó Ueyama, explicou que tecnologia desenvolvida foi feita com material barato por isso o sensor é acessível às prefeituras que tenham interesse em monitorar o nível de poluição de córregos urbanos. O equipamento pode identificar os rios que apresentem assoreamento por acúmulo de degetos, porque quanto mais poluída a água, mais turbidez.

 

O professor lembra que a turbidez não necessariamente indica poluição. "Por exemplo, o rio Amazonas, na região norte de São Paulo, a água é bastante turva, escura, meio marrom, mas isso não quer dizer que o rio seja poluído. Entretanto a mudança de coloração de um rio urbano, repentinamente, pode indicar a importância do monitoramento, para constatar possíveis produtos químicos", explica.

 

Confira as informações sobre um sensor desenvolvido por pesquisadores que mede a turbidez da água dos rios, nesta entrevista ao Revista Brasil, com Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Mesmo com boias de contenção, lama atinge foz do Rio Doce no ES

Criado em 27/01/2016 - 17:10 e atualizado em 27/01/2016 - 15:11

Mais do programa