A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia realiza os últimos testes toxicológicos de um bioinseticida capaz de matar as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, febre Chikungunya e Zica vírus.
Em entrevista ao programa Revista Brasil, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat, esclarece que bioinseticida é um produto biológico, a base de uma bactéria que mata a larva do Aedes aegypti. “Nos temos na Embrapa uma coleção de bactérias que matam insetos. Dessa coleção nos selecionamos uma estirpe de uma bactéria que mata bastante a larva do mosquito e a partir daí nós desenvolvemos um produto baseado nesta bactéria”,esclarece.
A pesquisadora explica que o inseticida é aplicado 1 gota para cada litro de água, diretamente no criadouro, e dentro de 2 a 3 horas as larvas estarão mortas. Ela explica que os testes confirmaram que a bactéria é supersegura, não é tóxico e de fácil aplicação.
Rose Monnerat acredita que dentro de dois meses o bioinseticida, que vai se chamar Inova-Bti, estará disponível no mercado.
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Aedes Aegypti: ouça dicas para combater mosquito em propriedades rurais