Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como está a acessibilidade das cidades brasileiras? Especialista avalia

Brasileiros que viajam para fora do país costumam ficar surpresos com

O que está faltando no Brasil em nível de acessibilidade? Por que nos países desenvolvidos existe acessibilidade e no Brasil ainda há tanta dificuldade de se locomover, em especial as pessoas com necessidades especiais? Quem  responde esta e outras questões é o integrante do Mobilize Brasil, o primeiro portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre Mobilidade Urbana Sustentável, Marcos de Souza.

 

Ele explica que esse processo de acessibilidade é uma questão histórica, porque as cidades da Alemanha, da América do Norte e Japão, há 50 anos atrás, provavelmente não tinham o nível de acessibilidade que tem hoje. Marcos de Souza conta que foi um processo que ocorreu ao longo do tempo, a medida que a sociedade foi entendendo que era necessário criar condições para pessoas com deficiência e para idosos.

 

Comenta ainda que o Brasil, até pouco tempo atrás, era considerado um país jovem, mas já está começando a ocorrer mudanças, porque a população está envelhecendo, o que vai fazer o país a enfrentar desafios grandes nos próximos anos, em relação à acessibilidade. 

 

"Uma cidade acessível é boa para cadeirantes, para deficientes visuais, para crianças, idosos e para os demais", destaca. 

 

Ele explica que a Lei Brasileira de Acessibilidade obriga o poder público a garantir condições de acessibilidade em todo transporte, calçadas, travessias. No entanto,  avalia: "no Brasil muitas leis não pegam".

 

Confira esta entrevista na íntegra, ao Revista Brasil, com Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Paraolimpíada será desafio de acessibilidade nos aeroportos

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 04/02/2016 - 16:40 e atualizado em 04/02/2016 - 14:39

Mais do programa