O que está faltando no Brasil em nível de acessibilidade? Por que nos países desenvolvidos existe acessibilidade e no Brasil ainda há tanta dificuldade de se locomover, em especial as pessoas com necessidades especiais? Quem responde esta e outras questões é o integrante do Mobilize Brasil, o primeiro portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre Mobilidade Urbana Sustentável, Marcos de Souza.
Ele explica que esse processo de acessibilidade é uma questão histórica, porque as cidades da Alemanha, da América do Norte e Japão, há 50 anos atrás, provavelmente não tinham o nível de acessibilidade que tem hoje. Marcos de Souza conta que foi um processo que ocorreu ao longo do tempo, a medida que a sociedade foi entendendo que era necessário criar condições para pessoas com deficiência e para idosos.
Comenta ainda que o Brasil, até pouco tempo atrás, era considerado um país jovem, mas já está começando a ocorrer mudanças, porque a população está envelhecendo, o que vai fazer o país a enfrentar desafios grandes nos próximos anos, em relação à acessibilidade.
"Uma cidade acessível é boa para cadeirantes, para deficientes visuais, para crianças, idosos e para os demais", destaca.
Ele explica que a Lei Brasileira de Acessibilidade obriga o poder público a garantir condições de acessibilidade em todo transporte, calçadas, travessias. No entanto, avalia: "no Brasil muitas leis não pegam".
Confira esta entrevista na íntegra, ao Revista Brasil, com Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.
Paraolimpíada será desafio de acessibilidade nos aeroportos