Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Anel Educacional é lançado em Brasília

A ferramenta favorece a troca de dados com maior velocidade e

Os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação lançam, nesta quarta-feira(30), o Anel Educacional, uma infraestrutura metropolitana de comunicação que dá suporte à educação e pesquisa.

 

Sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou o diretor-adjunto de gestão de soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do Ministério da Educação, Antonio Carlos Fernandes Nunes. Ele explica que o Anel Educacional é uma infraestrutura de fibra óptica lançada em Brasília, fazendo a conexão a partir do Ministério da Educação, ligando instituições como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Universidade de Brasília (UnB) e a própria Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), numa capacidade de 40 gigabytes por segundo.

 

Antônio Carlos Fernandes Nunes esclarece que esta ferramenta, via internet, vai facilitar o acesso da população e garantir segurança no acesso às redes de comunicação. “Uma infraestrutura como essa em Brasília tem a intenção de dar altíssima disponibilidade para sistemas vinculados aos órgãos, com grande apoio a população que tem necessidade de acesso em massa a esses sistemas”, ressalta.

 

O Anel Educacional, entre outras funções, apoia a execução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), favorece a troca de dados entre os órgãos com maior velocidade e compartilha recursos computacionais entre os datacenters.

 

Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima. O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 30/03/2016 - 13:54 e atualizado em 30/03/2016 - 10:52

Mais do programa