Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

GO: santos caracterizados como super-heróis causam polêmica

As esculturas são inspiradas na cultura pop e motivaram uma ação da

As obras da artista Ana Paula Dornelas Guimarães de Lima, conhecida como Ana Smile, estão provocando polêmica entre grupos católicos de Goiânia. Ela produz esculturas de santos inspirados na cultura pop. Dentre os personagens retratados em seu trabalho estão Superman, Batman, Minnie, Malévola e Galinha Pintadinha. A Arquidiocese de Goiânia entrou com uma ação alegando que as imagens foram adulteradas e satirizadas pela artista.

 

Em nota, a Arquidiocese diz que Ana Smile "extrapolou, deliberadamente, o seu direito constitucional de livre manifestação de pensamento, ferindo o também direito constitucional da Igreja Católica, de inviolabilidade de consciência e de crença, o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção aos locais de culto e suas liturgias (Art. 5º, VI, CF)".

 

O assunto foi discutido nesta sexta-feira (19) no Revista Brasil pelo advogado de Ana Smile, Alexandre Alencastro Veiga, e pelo especialista em Direito Religioso e presidente da Comissão Especial de Direito e Liberdade Religiosa do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Gilberto Garcia.

 

"A questão está muito mal colocada. Não existe um embate entre o livre exercício da religião e o livre exercício da manifestação artística. Aqueles que querem professar a fé católica não estão impedidos em função da arte de Ana Smile. O intuito dela não foi ofender. A gente defende no processo que a obra dela não impede o exercício da fé católica", disse o advogado Alexandre Veiga.

 

"A democracia não implica que eu goste, que eu ache bonito o que você faz ou que concorde com você. A democracia não é um espaço de consensos. A democracia é um espaço de convivência, e de convivência diferente", explica Gilberto Garcia, destacando na entrevista outros casos semelhantes envolvendo o enfrentamento entre a expressão artística e a ofensa religiosa no Brasil e no exterior.

 

Saiba mais sobre o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.



Criado em 19/08/2016 - 14:15 e atualizado em 19/08/2016 - 15:02

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa