Comunidades da bacia do Rio São Francisco estão sendo impactadas por uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) de despoluição da região.
A ação social, em nível nacional, já fez mais de 50 empreendimentos de tratamento e coleta de esgotos, no solo e a céu aberto. O trabalho já alcançou 50 municípios e mais de 700 mil moradores, inclusive os das zonas rurais, e é desenvolvido desde 2004. Mais que a iniciativa, é essencial a conscientização da população para conservar e não deixar voltar as condições anteriores as obras.
Sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o chefe da Unidade de Associações Sócio-Ambientais da Superintendência Regional da Codevasf em Minas Gerais, Pedro Henrique Vilanova Nunes.
Ele explica que o projeto social busca melhorar a qualidade da água, além de despoluir e descontaminar córregos e rios. E completa que a ação é uma grande contribuição para o Rio São Francisco e indiretamente para melhoria das condições de saúde das comunidades.
Ouça a entrevista no player acima.
PE: Alunos participam de projeto para revitalizar o rio São Francisco
Alevinos produzidos pela Codevasf recompõem trecho mineiro do rio São Francisco