O programa Revista Brasil desta quinta-feira(10), entrevistou o coordenador do Mestrado Profissional em Economia e Mercados da Universidade Mackenzie, professor Vladimir Fernandes Maciel, para uma análise econômica e geopolítica da eleição para o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Ele acha que é um momento de grande incerteza. E explica que a Hillary teve mais votos do que o Trump, mas, com o sistema indireto, ganha quem tem mais delegados no colégio eleitoral. “Tem o maior número de votos no total, mas não ter o maior total de delegados no colégio eleitoral”.
Wladimir não acredita que Trump vai jogar fora tudo o que disse na campanha eleitoral. É de se esperar algumas medidas restritivas ao comércio internacional, em termos de taxação de produtos chinês, alguma restrição maior a imigrantes ilegais, facilidade ou a dificuldade de transitar entre México e Estados Unidos. “Alguma coisa negativa vai acontecer, porque ele tem que honrar uma parte das suas promessas, não ao pé da letra, mas alguma coisa acontece”, diz
Saiba mais sobre o assunto, ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima e do âncora no Rio de Janeiro, Cirilo Reis.