Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Funeral de Fidel contará com participação de pelo menos 25 lideres estrangeiros

Cuba iniciou na segunda-feira sete dias de homenagens em massa a Fidel

Pelo menos 25 líderes estrangeiros participam dos funerais de Fidel Castro morto no último sábado (26), aos 90 anos. Cuba iniciou na segunda-feira sete dias de homenagens em massa a Fidel. Suas cinzas serão enterradas no próximo domingo (4) no cemitério de Santa Ifigênia, em Santiago de Cuba, 960 km ao leste de Havana. Sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou o Professor do departamento de Relações Internacionais da Unesp, Alfredo Martinez.

 

 

Ele explica que a repercussão e a presença de líderes internacionais no funeral de Fidel Castro é consequência do que ele representa para a história moderna. É diferente, por exemplo, dos funerais de líderes da Coreia do Norte, segundo ele. “Cuba passa por um controvérsia: é uma ditadura ou é um país socialista a ser seguido? E o Fidel Castro representa isso”.

 

 

Alfredo esclarece que é inegável que Cuba hoje é um país que tem uma certa projeção internacional, do ponto de vista da saúde, da educação e a ONU reconhece isso. Ele fala do futuro político da relação Cuba e Trump, da comoção da população de Cuba.“O Fidel sempre foi muito popular, moveu muitas multidões, então a morte dele foi como se fosse o último momento disso”, defende o especialista.

 

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.  O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília, em rede com as Radio Nacional da Amazônia, do Rio de Janeiro e do Alto Solimões.  Apresentação de Valter Lima e do Ancora no Rio de Janeiro, Dylan Araujo



Criado em 02/12/2016 - 14:25 e atualizado em 02/12/2016 - 13:05

Mais do programa