Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festival apresenta filme raro de Ridley Scott sobre bicicleta

A exibição de O garoto e a bicicleta ocorrerá na próxima terça-feira, às 19h30, na abertura do Festival Internacional de Cinema e Mobilidade Urbana

Revista Brasília

No AR em 15/07/2022 - 13:01

O Cine Bike – Festival Internacional de Cinema e Mobilidade Urbana será realizado de 19 a 31 de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), e terá a bicicleta como protagonista de diversas atividades, como sessões de cinema ao ar livre, mostra virtual, oficinas, debates e palestras, passeio ciclístico, lançamento de livros e programação especial para as crianças. A ideia é propor uma reflexão sobre a mobilidade urbana e a sustentabilidade ambiental por meio da educação, informação e do divertimento.

Pensar global, agir local. Assim surgiu a ideia de fazer este grande evento de cinema, explica o curador, professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi.

“A gente deu preferência à qualidade dos filmes e também à grande variedade temática que a bicicleta proporciona. Um exemplo são os filmes clássicos, onde a bicicleta era um elemento super importante na trama. Temos uma pérola na programação, que a gente conseguiu resgatar entrando em contato com a cinemateca inglesa, que é o primeiro filme dirigido por Ridley Scott, chamado O garoto e a bicicleta. Esse é um filme raríssimo, que nunca passou no Brasil, e a gente vai mostrar na abertura do festival.”

Além dos filmes clássicos, serão exibidos dezenas de documentários sobre os mais variados aspectos envolvendo a bicicleta, como em A alma de um ciclista, dirigido pelo português Nuno Tavares, que mostra diversos coletivos por todo o mundo, de pessoas unidas em torno da paixão pela bike. No dia 30, um grande passeio ciclístico vai contar com a presença dos embaixadores da Holanda e de Portugal. 

A abertura do Cine Bike será na próxima terça-feira (19), às 19h30, com a exibição de O garoto e a bicicleta, de Ridley Scott, filme de 1965, e da produção inédita portuguesa A alma de um ciclista, dirigida por Nuno Tavares. Todas as atividades são gratuitas.

Confira a programação completa e ouça a entrevista no player acima!

 

 

 

 

 

 

Criado em 15/07/2022 - 14:18

Mais do programa