Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto estimula coleta de óleo de fritura no DF

O projeto M.O.V.E.R. foi lançado em estande na Semana Nacional de

O programa Revista Brasília conversou, nesta quinta-feira (16), com o biólogo da Embrapa Daniel Sifuentes, que falou sobre o projeto Meu Óleo Vira Energia Renovável (M.O.V.E.R.), um trabalho da Embrapa Agroenergia, em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio). O projeto ganhou estande na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2014, em Brasília, e é estruturado para estimular a coleta do óleo de fritura usado no DF para transformá-lo em biodiesel.

 

Ouça também:

 

Saiba onde deixar óleo de cozinha para reciclar no Rio

 

Conheça óleos que fazem bem e são essenciais à saúde

 

O biólogo Daniel Sifuentes falou sobre como os moradores do Distrito Federal podem contribuir para o projeto e explicou a importância deste trabalho para o DF. Segundo Daniel, um dos objetivos do M.O.V.E.R. é ensinar as pessoas a fazerem o reaproveitamento do óleo de fritura e transformá-lo em biodiesel. Todo o trabalho é feito de forma simples e as maneiras de fazê-lo estão sendo ensinadas no estande montado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

Para Sifuentes, a ação promovida pela Embrapa pode diminuir, a partir da conscientização das pessoas, a quantidade de óleo nos esgotos, que dificulta o trabalho da Caesb. Além disso, o biólogo ressalta que, ao separar os tipos de óleo, fica mais fácil produzir energia renovável no Distrito Federal.

 

O projeto M.O.V.E.R. pode ser visitado na Feira Nacional de Ciência, que completa sua 11ª edição, no Pavilhão do Parque da Cidade, entre os dias 14 e 21 de Outubro.

 

O programa Revista Brasília vai ao ar, de segunda a sexta, às 10h, na Rádio Nacional AM Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).