Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

DF recebe 159 mil comprimidos de novo medicamento contra Aids

Desde 1996 são oferecidos os medicamentos para pacientes com Aids de

Há um ano atrás, foi mudado o protocolo de tratamento para simplificar a distribuição de medicações mais modernas e eficientes que oferecem menos efeitos colaterais e facilitam o tratamento dos pacientes. Segundo o diretor do Departamento de DTS/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, o último avanço neste sentido é o medicamento 3 em 1 que combina três medicamentos do coquetel que trata da Aids. Isto evita ao paciente tomar quatros comprimidos por dia, passando a tomar apenas um comprimido, o que facilita e aumenta a adesão ao tratamento.

 

Esta nova medicação ajudou a diminuir as complicações hepáticas e no coração, e a expectativa em 2015 é incluir 100 mil pacientes neste tipo de tratamento. A distribuição do 3 em 1 começou em julho de 2013, nos estados do Rio Grande do Sul e do Amazonas, mas agora vai para todo país. Em todo o país, é estimado o número de 750 mil pessoas com HIV e Aids. Dessas, cerca de 600 mil sabem que têm o HIV e cerca de 150 mil, apesar de terem o vírus não têm consciência disso.

 

Neste ano, a campanha de prevenção contra a Aids, para o Carnaval, será lançada na próxima quarta-feira (28), antecipadamente, com o mesmo mote da campanha de dezembro de 2014, do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 26/01/2015 - 16:28 e atualizado em 26/01/2015 - 14:29