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Educação Inclusiva é tema do Quadro Sem Diferença do Revista Brasília

Conceito surgiu a partir da declaração de Salamanca em junho de 1994,

Quadro Sem Diferença, do programa Revista Brasília, convidou o membro da Comissão de Defesa dos Diretos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Almir Barutti. Ele define que Educação Inclusiva é uma ação educacional, humanística, democrática e amorosa, porém não piedosa, com o objetivo de crescimento da satisfação pessoal e a inserção social de todos.

 

O fato é que o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência na rede regular de ensino no país só ocorreu a partir de junho de 1994 com a declaração de Salamanca. Almir Barutti diz que nós somos diferentes e a criança, desde pequena, tem que entender que dentro das particularidades do ser humano cada um tem sua peculiaridade e, principalmente, alguns com necessidades especiais.

 

Segundo o membro, o que explica a dificuldade deste tipo de inclusão nas escolas é que no Brasil a educação não é prioridade. Por isto, esta inclusão não deveria ser efetivada não somente por lei mas por ações, processo, intenções, compromisso, diálogos entre docentes e comunidade. E é necessário uma interação de toda sociedade, para que se exija do governo essa inclusão efetiva das crianças com necessidades educacionais especiais.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Revista Brasília.

 

Ouça mais:

Sociedade se mobiliza em defesa de crianças e adolescentes

 

Revista Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional de Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins.



Criado em 18/05/2015 - 17:50 e atualizado em 18/05/2015 - 14:44