Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

193 anos da Independência do Brasil: confira história do 7 de setembro

O professor de História, Luiz Henrique de Azevedo Borges, revê

Neste 7 de setembro de 2015 é celebrado os 193 anos da Independência do Brasil. Enquanto jornalistas do país inteiro acompanharam os desfiles tanto na Esplanada dos Ministérios em Brasília como nas diversas capitais brasileiras, o Revista Brasil apresentou entrevista com o professor de História, Luiz Henrique de Azevedo Borges, do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional, recontar a fatos históricos e curiosidades relacionados à data comemorativa. 

 

Borges explicou que o Dia 7 de Setembro, como Dia da Independência, não foi algo pacífico entre todos os brasileiros. Na Bahia, por exemplo há um enfrentamento entre partidários de Portugal e partidiários da independência de Dom Pedro I. Os portugueses que estão em Salvador não admitem a independência do 7 de setembro. Para eles, isso aconteceu no dia 2 de julho de 1823.

 

Sobre o Grito do Ipiranga, o professor analisa que possivelmente D. Pedro não tenha impinando o cavalo às márgens do Rio Ipiranga, porque ele estava com problemas intestinais. O quadro de Pedro Américo teve a finalidade de engrandecer o momento importante em que imperador disse independência ou morte.

 

Ouça também:

Momento Três apresenta diferentes versões do Hino Nacional

 

O Revista Brasil Especial Dia da Independência também apresentou o Hino Nacional cantado pelos índios Ticunas que habitavam as terras brasileiras quando o Brasil foi descoberto em 1500. O professor Luiz Henrique de Azevedo Borges detalhou a pronúncia dos indígenas que não tinham as três letras F, R e L do nosso alfabeto, o que serviu para legitimação do domínio português, porque faltariam fé, lei e rei. Por isso, os portugueses impuseram o idioma luso.

 

Clique no player acima e confira a entrevista e entenda outras questões históricas brasileiras, inclusive sobre a economia do país em 1822.

 

O programa Revista Brasil especial foi  apresentado por Valter Lima e Andhrea Tavares, na Rádio Nacional de Brasília.



Especial 7 de Setembro: historiador fala sobre importância da data

Criado em 07/09/2015 - 12:15 e atualizado em 07/09/2015 - 13:27

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa