Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Contaminação: suspensos banho e pesca no Lago Paranoá

A coordenadora da Adasa conta que as cianobactérias encontradas no

O banho e a pesca estão suspensos no Lago Paranoá, por causa das algas azuis.  Em entrevista ao Revista Brasília nesta segunda-feira (21), a coordenadora de Informações Hidrológicas da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa-DF), Camila Campos, disse que esses organismos chamados de cianobactérias misturam características de bactérias e de algas e por isso são conhecidos como algas azuis.

 

Ela conta que essas algas são reproduzidas por nutrientes oriundos de esgotos que criam condições favoráveis à proliferação desses organismos, além de outros fatores, como por exemplo as chuvas e altas temperaturas.

 

"Com essas chuvas fortes também acontece uma movimentação na coluna d'água que pode suspender nutrientes que estão no fundo do lago, no sedimento, para a coluna d'água e isso aumenta ainda mais a a disponibilidade de nutrientes para esses microorganismos", explica Camila Campos.

 

Entenda o motivo da proliferação de organismos nas águas do Paranoá e o controle que está sendo feito pela Adasa e Casb para impedir a proliferação de bactérias, no player acima.



Período chuvoso intensifica o plantio de mudas em área de nascente no Lago Norte

Criado em 21/11/2016 - 17:19 e atualizado em 21/11/2016 - 17:00