Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Violência doméstica cresceu com crise econômica e pandemia, diz socióloga

Confira entrevista que foi ao ar nesta quarta-feira (27)

Revista Rio

No AR em 27/07/2022 - 12:16

O número de feminicídios no estado do Rio de Janeiro registrou um aumento de quase 20% no primeiro semestre de 2022 na compração com o mesmo período no ano passado. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), foram 48 crimes do tipo nos seis primeiros meses de 2021 e 57 no mesmo período em 2022.

Parta a socióloga e pedagoga Adriana Mota, da Articulação das Mulheres Brasileiras, a violência se aprofundou com a crise econômica e com a pandemia da covid. "As mulheres ficaram mais dentro de casa e tiveram perdas econômicas profundamente graves. As crianças saíram das escolas. Por causa da pandemia nos últimos anos, as mulheres também tiveram sobrecarga de trabalho doméstico. Então houve um contexto social que favoreceu a violência doméstica e familiar".

Por outro lado, conforme a especialista avalia, denunciar é obrigação de toda a sociedade, cada vez, por exemplo, em que se consegue ouvir uma vizinha pedindo socorro ou sofrendo violência, e não há uma mobilização de combate à violência contra a mulher.

Clique no player acima para ouvir a entrevista.

Revista Rio vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 10h, pela Rádio Nacional do Rio FM 87.1 e AM 1130.

 

Criado em 27/07/2022 - 13:12

Mais do programa