Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto "Formiga Verde" promove o reflorestamento no Morro da Formiga

Ação social chega à sua reta final tendo plantado mais de 2 mil espécies de árvores nativas da Mata Atlântica e oferecido, gratuitamente, oficinas de educação ambiental

Revista Rio

No AR em 05/06/2023 - 10:40

No Revista Rio desta segunda-feira (5), Dylan Araujo entrevistou Ana Coimbra, uma das educadoras do Projeto "Formiga Verde".
 
A ação social chega à sua reta final tendo plantado mais de 2 mil espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, e oferecido gratuitamente oficinas de educação ambiental a alunos de uma escola municipal e moradores da comunidade da Tijuca.
 
Desde o começo de 2022 o Morro da Formiga, no Rio de Janeiro, recebe uma ação que vem movimentando e colorindo a vida local. Visando promover a educação ambiental através de muito diálogo, olhar atento e mão na terra, o projeto Formiga Verde foi criado e desenvolvido na região, fruto de uma ideia do Instituto Permacultura Lab (IPL) em parceria com o Coletivo FormigAção e com o Espaço Formiga Verde. Contemplado pelo edital de Responsabilidade SocioAmbiental da Eletrobrás, o projeto, que germinou três anos antes, ganhou força para brotar e se firmar através de três eixos principais de atuação – Infâncias, voltado para crianças de uma escola pública local; Comunidade, abarcando os moradores da região; e Meio Ambiente.

Reconhecida como uma importante área de conservação para fauna e flora, a comunidade da Formiga sofre com deslizamentos de terra na época de chuvas. Dentre as soluções socioambientais propostas pelo projeto estão a segurança alimentar, gestão de resíduos sólidos orgânicos e prevenção de deslizamentos por meio da implantação de tecnologias sociais e reflorestamento utilizando espécies florestais e frutíferas nativas da Mata Atlântica. A técnica integra benefícios como fixação do solo e a produção de alimentos de qualidade, garantindo assim a segurança alimentar e física da comunidade.

Acompanhe mais no player acima.

Criado em 05/06/2023 - 17:41

Mais do programa