Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tradição, brasilidade e diversificação da música brasileira

De homenagem a produtores cacaueiros a músicas infantis de forma inovadora, Solano Ribeiro traz mais da diversidade musical brasileira

Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil

No AR em 27/02/2019 - 17:00

O grupo baiano Mulheres em Domínio Público abre o programa desta quarta (27). O grupo é conhecido por suas experimentações sonoras criando releituras de cantigas sem autoria definida passadas de geração em geração em homenagem aos cultivadores de cacau da região de Ilhéus. No repertório do programa estão as músicas “Sindô lê-lê”, de Geisa Pena e Ingrid Luise, “Cacau é Boa Lavra”, de Ingrid Luise, e “Iaiá”, de Cris Passos.

É apresentado em seguida o grupo Barbatuques, voltado preferencialmente para o público infantil. Os temas de suas músicas são relacionados a situações que passamos nas diversas fases da vida. Ideia inicial de Fernando Barba, o grupo faz músicas a partir do batuque usando o próprio corpo. Batidas no peito, estalos de dedos, assobios e batidas de palmas são trazidos por Solano Ribeiro nas faixas “Minha Avó”, “Dorme” e “Tá Caindo Fulô”; todas originais dos Barbatuques.

O programa também apresenta a cantora e compositora de descendência nordestina e um pouco mineira Andréia Preta, que lança seu primeiro disco “Doce de Salgar” temperado de ritmos da música brasileira, sendo destacadas as músicas “Maria de Salgar”, “Fogueira” e “Tom Maior”.

Solano fecha o programa com o ex-casuarina João Cavalcanti, que canta, toca caixa de coxa e triângulo junto com Marcelo Caldi, pianista, sanfoneiro e também violinista, reproduzindo as músicas “O Nego e Eu” (João Cavalcanti), “Sercidade” (João Cavalcanti e Marcelo Caldi) e “Serpentina” (Marcelo Caldi e Edu Krieger), todas faixas do disco “Garimpo”, incluindo a faixa de mesmo título do trabalho, assinada por João Cavalcanti e Antônio Adnet.

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil é um programa da Rádio Cultura. Apresentação de Solano Ribeiro. Vai ao ar quartas às 17h na Rádio MEC e 22h na Rádio MEC FM  

Criado em 27/02/2019 - 16:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa