Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa internacional quantifica águas subterrâneas na Amazônia

Segundo pesquisador do Cemaden, riqueza é importante tanto para a natureza quanto para o abastecimento

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 11/02/2019 - 13:00

O Tarde Nacional - Amazônia falou nesta segunda-feira (11) sobre uma pesquisa franco-brasileira que quantificou as águas subterrâneas na Amazônia. Juliana Maya conversou com o hidrólogo e pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Javier Tomasella.

Ouça no player abaixo:


Ele falou sobre a importância dessa riqueza subterrânea, não apenas para ecologia, mas também para abastecimento de água.

Tomasella explicou como foi feita a quantificação. A pesquisa foi realizada de 2003 a 2010 e utilizou sensores de satélites.

 

"Basicamente, são usados vários sensores de satélites para calcular quanta água fica no período chuvoso e durante a seca. Se a gente desmembra a água subterrânea vai ver que um terço dessa variação ficou no aquífero e que ela ajuda também a regular o rio", esclarece o coordenador da pesquisa no Brasil. 

 

Com essa metodologia, é possível calcular quanta água a Bacia Amazônica armazena durante o período chuvoso e quanto fica na seca.

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 11/02/2019 - 16:05 e atualizado em 11/02/2019 - 15:59

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa