Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reumatologista tira dúvidas sobre gota

Se não tratada, doença pode originar deformidades articulares, doenças renais crônicas e até mesmo infarto

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 07/05/2019 - 14:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta terça-feira trouxe uma entrevista bastante esclarecedora com o coordenador da Comissão de Gota da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. Roberto Bernd, sobre a doença crônica denominada "gota".

Na conversa o reumatologista explicou que essa doença é uma consequência do acúmulo de ácido úrico no sangue, geralmente causada por uma predisposição genética, que se intensifica com o ganho excessivo de peso. Esse acúmulo causa dores intensas nas articulações, inchaço, vermelhidão e outros sintomas.

O doutor acrescentou ainda que o tratamento é simples e consiste em controle do ácido no sangue através de medicamentos, e controle do peso com alimentação e prática de exercícios físicos. Porém, ele alertou que, caso o paciente não faça o tratamento, a crise pode se tornar crônica e originar outros problemas de saúde como doenças renais, deformidades articulares e até mesmo causar um infarto.

Ouça a entrevista completa no player abaixo: 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.  

Criado em 07/05/2019 - 17:40

Mais do programa