Considerado o segundo país em diversidade de aves do mundo, o Brasil também carrega um recorde negativo: é a nação que possui mais aves globalmente ameaçadas. Sem elas, um verdadeiro colapso socioambiental poderia tomar conta do território nacional, afetando o equilíbrio do meio ambiente e, consequentemente, influenciando diretamente a vida do ser humano. Você sabia, por exemplo, que o beija-flor além de se alimentar de néctar, contribui no combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite doenças como a dengue, zika, Chikungunya e febre amarela?
O Brasil tem 1.919 espécies de aves catalogadas. Estima-se que 176 espécies correm risco de serem extintas. Para falar sobre esses números, Juliana Maya conversou, durante o Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (26), com o diretor-executivo da BirdLife/SAVE Brasil e membro da Rede de Especialistas de Conservação da Natureza, Pedro Develey. Ouça a entrevista completa no player abaixo:
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.