Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Universidade Federal do Acre estuda o uso de fungos no combate ao Aedes aegypti

Em suas primeiras etapas, a pesquisa constatou 100% de eficácia no extermínio das larvas em até 4 dias

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 08/11/2023 - 15:30

O Tarde Nacional – Amazônia desta quarta-feira (8) falou sobre um estudo que constatou 100% de eficácia no uso de três fungos da Amazônia para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. O entrevistado foi o doutorando pelo programa de pós graduação em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Acre (UFAC), Gleison Rafael. 

Ele explicou como os fungos matam as larvas do mosquito em até 4 dias e ressaltou que a vantagem do uso desse bioativo da própria floresta poderá ser a redução do impacto ambiental. Gleison Rafael falou também sobre as próximas etapas da pesquisa e sobre a perspectiva de gerar um produto acessível à população, já que as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti são um grande problema de saúde pública na Amazônia e no Brasil. 
 
Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra. 
 
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Re

Criado em 08/11/2023 - 17:51

Mais do programa