Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista fala sobre direitos dos trabalhadores durante home office

Modelo de trabalho cresceu durante a pandemia mas é preciso ficar atento às leis trabalhistaslo de trabalho cresceu durante a pandemia mas é preciso ficar atento às leis trabalhistas

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 17/11/2020 - 10:28

Durante a pandemia, o trabalho remoto cresceu consideravelmente. De acordo com pesquisa nacional divulgada pelo instituto DataSenado no início de outubro, cerca de 21 milhões de brasileiros já tiveram contato com esse modelo de trabalho. Desse total, dois terços atribui o trabalho em casa à pandemia da Covid-19 e 41% aponta um aumento na sua produtividade após adotar o home office.

Apesar de vantagens como melhora do bem-estar pessoal, empresas e trabalhadores ainda têm dificuldade de seguir as regras para esse tipo de trabalho. 

A advogada trabalhista Mayara Galhardo conversou com Gláucia Araújo no Tarde Nacional da última segunda-feira (16) e falou sobre essas difuculdades. Segundo Mayara, o horário de início e fim da jornada deve ser combinado entre empregado e empregador, mas é preciso respeitar o limite da jornada de trabalho, previsto pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como 8h diárias e 44h semanais.

A necessidade de assegurar os direitos dos trabalhadores ao ser exercido o trabalho remoto fez com que o Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgasse uma série de orientações em relação ao teletrabalho. Respeito à privacidade e segurança de dados, registro do contrato por escrito, garantir pausas para descanso e adaptação são algumas das recomendações.

Ouça a entrevista completa clicando no player acima.

Criado em 17/11/2020 - 11:34

Mais do programa