Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudantes vão representar o Brasil em Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

O coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, João Batista Garcia Canalle, fala sobre essas conquistas no Tarde Nacional

O Tarde Nacional fala sobre os estudantes que vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que será realizada em Phuket, em dezembro, na Tailândia. Serão cinco alunos brasileiros na competição: Bruno Gorresen Mello (PA), João Vitor Guerreiro Dias (SP), Nathan Luiz Bezerra Martins, Pedro Pompeu de Sousa Brasil Carneiro e Vinicius Azevedo dos Santos (CE).

Já em outubro, no Chile, a seleção brasileira vai disputar a 9ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), com cinco estudantes do estado de São Paulo: Bruno Caixeta Piazza, Danilo Bissoli Apendino, Fernando Ribeiro de Senna, Henrique Barbosa de Oliveira e Miriam Harumi Koga.

Para falar sobre essa conquista, o programa entrevistou o coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), João Batista Garcia Canalle.

Ouça no player abaixo:


 

Segundo o professor, apenas os alunos do Ensino Médio podem participar da olimpíada internacional. O aluno precisa ter uma nota maior ou igual a 7 e passar por um processo seletivo, com provas. Ele falou sobre o requisito necessário para ser astrônomo:

 

"Tem que ser curioso em querer saber como o Universo funciona", declarou João.

 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

 

Criado em 24/08/2017 - 19:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa