O Tarde Nacional fala sobre os estudantes que vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que será realizada em Phuket, em dezembro, na Tailândia. Serão cinco alunos brasileiros na competição: Bruno Gorresen Mello (PA), João Vitor Guerreiro Dias (SP), Nathan Luiz Bezerra Martins, Pedro Pompeu de Sousa Brasil Carneiro e Vinicius Azevedo dos Santos (CE).
Já em outubro, no Chile, a seleção brasileira vai disputar a 9ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), com cinco estudantes do estado de São Paulo: Bruno Caixeta Piazza, Danilo Bissoli Apendino, Fernando Ribeiro de Senna, Henrique Barbosa de Oliveira e Miriam Harumi Koga.
Para falar sobre essa conquista, o programa entrevistou o coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), João Batista Garcia Canalle.
Ouça no player abaixo:
Segundo o professor, apenas os alunos do Ensino Médio podem participar da olimpíada internacional. O aluno precisa ter uma nota maior ou igual a 7 e passar por um processo seletivo, com provas. Ele falou sobre o requisito necessário para ser astrônomo:
"Tem que ser curioso em querer saber como o Universo funciona", declarou João.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.