Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Empresas estão preparadas para mão-de-obra dos mais maduros?

Saiba mais, ouvindo a entrevista com o professor Alexandre Lima, da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Tarde Nacional

No AR em 11/11/2019 - 13:40

O programa Tarde Nacional desta segunda-feira (11) convidou o professor Alexandre Lima, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), também palestrante corporativo e CEO da MIND PESQUISAS. O assunto foi o aumento da longevidade no mercado de trabalho e como as empresas estão preparadas para esse tipo de mão-de-obra.

Alexandre considera que a mudança de perfil populacional tem profundo impacto no mercado de trabalho. Para ele, tem duas faixas etárias que sofrem muito no mercado de trabalho. Primeiro é a dos mais jovens, com a dificuldade do primeiro emprego, e a segunda que sofre é a que tem 50 anos ou mais. Ele recomenda que os mais maduros precisam "agarrar" o emprego que tem.

O professor concorda que a lei trabalhista flexibilizou o horário e os dias de trabalho e diz que agora é possível que acordos sejam feitos entre a empresa e o empregado.

 

"O trabalho não precisa ser uma coisa horroroza, escravizante. Para muitas pessoas, é uma fonte de realização, de significado e de socialização.", segundo o Alexandre.

 

Alexandre alerta que os mais idosos não são mais os detentores do conhecimento técnico, o que significa defasagem, e os mais jovens são mais conectados com as ferramentas. Então, é necessário apreender o que está em volta e aprender perpetuamente.

Ouça a entrevista na íntegra:

 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 11/11/2019 - 15:53

Mais do programa