Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Receitas médicas virtuais já são realidade no Brasil

Empresa brasileira cria plataforma para emissão de receitas médicas e prescrição de remédios pela internet

No AR em 17/07/2020 - 16:58

Com a pandemia de coronavírus muitos consultórios fecharam as portas em respeito ao isolamento social. A grande dificuldade é que muitos pacientes crônicos, que precisam da atualização e prescrição de medicamentos, não conseguem comprar os remédios por falta de receitas médicas com data atualizada. 

Foi pensando nisso que Ricardo Moraes fundou a Memed, instituição pioneira em prescrição médica digital no Brasil. A plataforma é uma alternativa para facilitar o atendimento dos médicos, farmacêuticos e pacientes durante e após a pandemia. As receitas são enviadas por SMS.

Ouça a entrevista completa:

“O médico, ao terminar de fazer a receita, envia diretamente pro celular do paciente através de uma mensagem SMS explicando qual medicamento foi prescrito e como o remédio deve ser tomado. Depois o paciente chega na farmacia e mostra o código da receita, que é validada” explicou.

As receitas médicas emitidas pela Memed possuem validade legal em todo o país. Isso porque, para garantir a segurança, a plataforma exige a apresentação de um documento de validade legal com autenticação do CPF dos médicos.

“Só um médico habilitado poderá realizar a prescrição. São várias etapas de verificação e vários níveis de segurança para que a gente garanta que somente profissionais habilitados possam prescrever” explicou.

Atualmente já existem mais de 130 mil médicos e farmacêuticos utilizando os serviços da Memed. A plataforma é totalmente gratuita e os médicos conseguem encontrar informações de medicamentos, verificar possíveis alergias e garantir o melhor tratamento para os pacientes.

Tarde Nacional vai ao ao de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília

Criado em 17/07/2020 - 17:02