Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tédio na quarentena: o que fazer quando tudo perde a graça?

Psicólogo lista dicas para combater o tédio durante o isolamento social

No AR em 01/07/2020 - 17:56

Além da preocupação com a pandemia, muitas pessoas se queixam do tédio gerado pelo isolamento social. Ficar em casa parecia simples, mas até atividades prazerosas, como assistir televisão, se tornaram entediantes.

Para lidar com o problema, o psicólogo Otávio Guimarães listou dicas que podem ajudar a combater o tédio durante a quarentena. Entender como funcionam as emoções é o primeiro passo para dominar esse sentimento.

Ouça no player abaixo:


“Imagina, por exemplo, quando você viaja para a praia: os primeiros dias são ótimos, suas emoções positivas estão lá em cima, mas ao decorrer do tempo aquilo vai perdendo a graça porque a gente se adapta muito fácil ao prazer. Tem pessoas que se adaptam muito fácil, outros se adaptam menos, mas as pessoas sempre se adaptam e daí que surge essa sensação de tédio”, explicou.

 

Segundo o psicólogo, ao identificar a facilidade de adaptação, pode-se combater o tédio com a criação de limites para as atividades preferidas. Para os amantes de séries, por exemplo, ao invés de assistir vários episódios de uma vez, que tal assistir um por semana? 

 

“A primeira coisa é impor intervalos regulares de tempo para o mesmo estímulo. As pessoas costumam consumir muitos seriados, então uma dica é evitar maratonar (assistir vários episódios de uma vez) porque ao longo do tempo isso vai dar menos prazer. Se você se impor esses intervalos regulares você vai continuar com o seu prazer lá em cima”, afirmou.

 

Outra forma de lidar com o tédio é alternar atividades diferentes ao longo da rotina. Exercícios que estimulam o desenvolvimento de novas habilidades também são uma boa opção para estimular a mente.

 

“O tédio se constitui numa vida sem desafio. Se a atividade não desafia você a crescer e se desenvolver, você tende a ficar entediado. E aí vai uma dica para atividades que geram menos tédio: atividades que você precisa desenvolver uma habilidade. Assistir uma série não desenvolve nenhuma habilidade, diferente se você for cozinhar ou fazer jardinagem”, ressaltou. 

 

Quando a mente se acostuma a realizar as mesmas coisas, é muito mais difícil combater o tédio, mas com os estímulos certos é possível dar a volta por cima. Basta procurar novas atividades para não ficar refém de uma única habilidade ou fonte de prazer.

Criado em 01/07/2020 - 17:59